Ensaios Perversos – Conversas sem fim
A ação cultural Ensaios Perversos tem como princípio colaborar com o fortalecimento cultural no Estado de São Paulo, oferecendo suporte intercambial entre distintos segmentos artísticos: dança, performance e música, fomentando redes criativas entre artistas promovido por meio da convivência, além da expansão do público habitual consumidor de cultura, por meio da articulação entre platéias, possibilitando a diversidade de falas, promovendo novas formas de sociabilidade e multiplicidade de modos de existir.
O eixo curatorial tem como foco criar uma programação que possibilite a visibilidade de trabalhos pouco subsidiados no cenário artístico, bem como a valorização e reconhecimento das diferentes matrizes culturais, bem como subsidiar apoio às performances que pelo caráter experimental ficam à margem de questões sociais hegemônicas. Trata-se de colaborar com a circulação de obras, que pelas qualidades citadas acima, encontram difícil inserção mercadológica, mas que, com certeza, demonstram expressão significativa no contexto cultural e social das artes.
Cada edição do Ensaios Perversos é composta por 03 diferentes movimentos:
Conversas sem fim – um encontro aberto ao público que conta com a mediação de um Agente Provocador que auxilia mediando a conversa sobre um tema proposto para debate no dia do evento. Os temas e agentes serão definidos próximo à data de realização no intuito de torná-lo contundente ao tempo de sua efetivação.
Preliminares – um espaço para que artistas e grupos possam mostrar trabalhos que estejam prestes a acontecer. Consideramos para essa ação: primeiras obras, ensaios abertos, pré-estreias.
Dancefloor – para finalizar a noite do Ensaios Perversos, convidamos sempre um DJ para propiciar um ambiente de convivência, conversas e trocas informais entre o público presente na noite.